na prática escola de verão
Trabalhos de grupo: Práticas colaborativas em processos de criação e investigação em artes performativas
Com auéééu, Gustavo Vicente, Rui Pina Coelho e Vera Borges
5 a 9 de julho | Centro Ciência Viva do Alviela (Alcanena)
2022

A forma como uma estrutura de criação se organiza ou como um/a criador/a arquiteta o trabalho de uma equipa revela, explícita ou implicitamente, a sua cosmovisão e as suas ideias sobre poder, ideologia, mundo ou vida. Esta visão, pode, no entanto, não ser visível ou mesmo contradizer o discurso emanado ou convocado pela obra criada. Na edição de 2022 da Escola de Verão: Na prática, partimos desta possibilidade de dissociação. Tomaremos como motor o crescente interesse (ou necessidade?) por práticas colaborativas para refletir sobre as suas virtudes e fragilidades, tanto ao nível criativo como político.

Na companhia do coletivo teatral auéééu e com contributos da coreógrafa Cristina Planas Leitão iremos pôr em prática diversas modalidades de trabalho coletivo, deixando-nos afetar pelas suas bases ideológicas, processos, conflitos, consolos e resistências. Um programa desenhado colaborativamente como uma constelação que explora o (ant)agonismo, a (in)eficácia, a (des)vinculação, o poder e a igualdade, e que dá voz a vários manifestos, várias formas de pensar e fazer mundo. Começaremos pelo fim — pela apologia da colaboração nas suas diversas formas de entendimento e operacionalização. Abriremos o corpo à instabilidade dessas certezas, num movimento de deslocação sobre os modelos, as práticas conhecidas de convivência. Terminaremos como no princípio das coisas: com mais perguntas

Artistas
+
auéééu
auéééu

Os auéééu, companhia fundada em 2014 por 9 actores, nascem da vontade de pensar a criação em coletivo, numa relação de poder horizontal na qual se valoriza a diversidade e o caos nos seus processos de construção artística. Aliando um pensamento político, os seus espectáculos optam pela criação de uma dramaturgia e escrita para cena de autoria própria.

Com uma linguagem estética multidisciplinar, cuja experimentação se baseia numa pesquisa literária, filosófica, cinematográfica e performativa, a companhia procura desenhar territórios de encontro através do que se pode chamar “corpo sensível“ – um corpo que sente e pensa enquanto escreve. Consciente desse jogo cénico, utiliza o real dentro da ficção e a ficção dentro do real.

Os auéééu têm apresentado as suas criações em diversas salas do país, destacando-se F TNDMII e SãoLuizTM, O Desprezo CCB, A Nossa Cidade, de Thornton Wilder, criação colectiva auéééu, Os Possessos e Teatro da Cidade -TBA e T.Viriato, Falta tinta vermelha CCB, Tradição TNDMII

Os auéééu são: Beatriz Brás, Filipe Velez, Frederico Barata, Joana Manaças, João Luís Silva, João Santos, Miguel Cunha e Sérgio Coragem.

 

Vera Borges
Vera Borges

Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora convidada para lecionar Políticas públicas para a cultura e Gestão de projetos artísticos, no Mestrado em Estudos de Teatro, da FL-UL. É doutorada em Sociologia da Cultura pela EHESS, Paris, e UNL (2005). Participou em múltiplos projetos de pesquisa, como coordenadora do estudo “Monitorização das estruturas culturais apoiadas pelo Estado” (DGArtes, 2015), como investigadora-observadora no projeto ARGOS (Creative European Programme, 2019-2020), como investigadora no primeiro Inquérito Nacional às Práticas Culturais dos portugueses (projeto FCG e ICS, 2020-2022), no ARTHE (projeto do CET-UL, financiado pela FCT, 2021-2024). Atualmente, coordena o estudo “Avaliação de impacto dos Programas de Bolsas e Apoios às Artes, da FCG”. É autora de inúmeros livros e artigos, nacionais e internacionais, em revistas, como International Journal of Cultural Policy, em tópicos sobre o trabalho artístico, organizações, mercados e políticas para a cultura.

5 – 9 de julho > Próxima edição da Escola de verão com o coletivo auéééu e Cristina Planas Leitão, Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho. 5 – 9 de julho > Próxima edição da Escola de verão com o coletivo auéééu e Cristina Planas Leitão, Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho. 5 – 9 de julho > Próxima edição da Escola de verão com o coletivo auéééu e Cristina Planas Leitão, Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho.