Os auéééu, companhia fundada em 2014 por 9 actores, nascem da vontade de pensar a criação em coletivo, numa relação de poder horizontal na qual se valoriza a diversidade e o caos nos seus processos de construção artística. Aliando um pensamento político, os seus espectáculos optam pela criação de uma dramaturgia e escrita para cena de autoria própria.
Com uma linguagem estética multidisciplinar, cuja experimentação se baseia numa pesquisa literária, filosófica, cinematográfica e performativa, a companhia procura desenhar territórios de encontro através do que se pode chamar “corpo sensível“ – um corpo que sente e pensa enquanto escreve. Consciente desse jogo cénico, utiliza o real dentro da ficção e a ficção dentro do real.
Os auéééu têm apresentado as suas criações em diversas salas do país, destacando-se F TNDMII e SãoLuizTM, O Desprezo CCB, A Nossa Cidade, de Thornton Wilder, criação colectiva auéééu, Os Possessos e Teatro da Cidade -TBA e T.Viriato, Falta tinta vermelha CCB, Tradição TNDMII
Os auéééu são: Beatriz Brás, Filipe Velez, Frederico Barata, Joana Manaças, João Luís Silva, João Santos, Miguel Cunha e Sérgio Coragem.